39.º Programa de Intercâmbio HOPE 2021

By Sem categoria

Candidaturas até 31 de Outubro de 2020

A APDH – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar informa que se encontram abertas, até 31 de outubro de 2020, as candidaturas ao 39.º Programa de Intercâmbio HOPE 2021, subordinado ao tema “Boas práticas em gestão da saúde baseada na evidência” que irá decorrer entre 10 de maio e 6 de junho de 2021, estando prevista a realização da Reunião Europeia de Avaliação e Conferência Final de 4 a 6 de junho de 2021, em Bruxelas, Bélgica.

Aproveitamos para dar a conhecer um vídeo explicativo do Programa caso ainda não o conheça.

Para mais informação sobre o programa consulte a Circular Informativa Conjunta aqui ou na página da APDH onde pode encontrar todos os formulários para preencher a sua candidatura.

Aviso: Devido à crise da Covid-19, o Programa de Intercâmbio HOPE 2020 foi adiado para 2021. Solicitar-se-á aos hospitais anfitriões que confirmem se aceitam receber em 2021 os participantes colocados em 2020 (se esses participantes o desejarem e puderem). Participantes aceites no Programa 2020 não terão de se candidatar de novo e terão prioridade de participação no Programa 2021. O Programa 2021 em Portugal está dependente da aceitação de participação por parte dos hospitais anfitriões. O Programa 2021 realizar-se-á se existirem condições de segurança e contexto formativo. Estas condições serão reavaliadas em março 2021. 


Com os melhores cumprimentos,

Gabinete HOPE Portugal
——————————————————————————–
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar
Portuguese Association for Hospital Development
Gabinete HOPE & IHF Portugal
Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 Lisboa
Tel: 217 548 278 (Extensão – 31278) 
Tlm: 963 668 745
E-Mail: geral@apdh.pt
hopemail@hope.min-saude.pt
ihf@ihf.min-saude.pt
Website: www.apdh.pt

Copyright © 2020 Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, All rights reserved.

Webinar | Análise ergonómica aplicada à utilização de exoesqueletos

By Sem categoria

Quarta-feira, 30 de Setembro | 9:00-9:45

A empresa Biomech, com sede em Madrid faculta um webinar sob o tema “Tecnología de análisis ergonómico aplicada al uso de exoesqueletos”. A sessão será em Espanhol. Infelizmente, não dispomos de mais informação mas sabemos que este é um tema que tem levantado uma crescente preocupação em diferentes sectores de actividade. Esperemos que possa ser útil e, caso assista ao webinar, agradecemos que nos envie a sua opinião sobre o mesmo para: info@apergo.pt. ,Esperamos assim, poder continuamente melhorar as informações que partilhamos com a comunidade.

Inscrições disponíveis aqui, ou através da página web da Biomech

Certificação “ergonómica” de produtos

By Sem categoria

Por Bernard Michez (Presidente do FEES)

Registaram-se recentemente novos investimentos e projectos com vista à certificação de produtos no âmbito da ergonomia. A Federation of European Ergonomics Societies (FEES) realiza uma análise à luz desses desenvolvimentos, procurando identificar eventuais oportunidades e os riscos para a Ergonomia enquanto profissão e domínio de conhecimento.

Pode consultar o documento aqui
A APERGO convida os leitores a partilharem os seus pontos de vista, através do mail: info@apergo.pt

Segurança do Doente em Tempos de COVID-19

By Notícias, Sem categoria

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar | APDH

22 de Maio, 18:00

Inscrições e mais informações aqui

A APDH está a organizar o Webinar “Segurança do Doente em Tempos de COVID-19”, no dia 22 de maio, às 18.00, no âmbito do ciclo de Conversas em Rede em Tempos de Covid-19, que decorrerá até ao final de 2020.

A pandemia da COVID-19 teve, e terá certamente no longo prazo, um impacto considerável na capacidade das Instituições de Saúde garantirem a segurança dos seus doentes e prestadores de cuidados.

Este evento pretende assim, partilhar no atual contexto epidemiológico, as experiências regionais e locais em resposta à epidemia COVID-19, nomeadamente as estratégias e boas práticas implementadas nas organizações de saúde – medidas ambientais (sinaléticas, sistema de triagem, isolamento, circuitos resíduos), administrativas, de engenharia, utilização de equipamento de proteção – para reforçar a segurança dos profissionais (incluindo outros profissionais atuantes no ciclo de cuidados, por ex. técnicos de ambulância ou seguranças), doentes e visitantes e a sua capacidade de resposta ao combate da atual pandemia. 

Importa, ainda, analisar em particular os planos e procedimentos de prevenção e controlo de infeção colocados em prática com vista a minimizar o risco de transmissão nosocomial da COVID-19, reduzir a disseminação da infeção (medidas individuais ou comunitárias) e garantir o tratamento e apoio a todas as pessoas que dele necessitam, mantendo em simultâneo a continuidade dos cuidados essenciais e outros serviços essenciais.

Seminário NIOSH

By Notícias

NIOSH Director’s Seminar Series on Work and Fatigue

Fatigue mitigation in emergency medical services (EMS):
Let’s talk about evidence, tailored recommendations, and a focus on worker health

Date/Time   May 19, 2020 2:00 pm – 3:30 pm EDT
Location:   Adobe Connect (register here)

Speaker: P. Daniel Patterson, PhD
Associate Professor of Emergency Medicine
James O. Page Professor of Emergency Healthcare Worker Safety
Department of Emergency Medicine University of Pittsburgh

Dr. P. Daniel Patterson is a nationally registered paramedic and Fellow of the Academy of Emergency Medical Services. Dr. Patterson studies safety in emergency care settings with special emphasis on safety culture, fatigue, shift work, sleep health, teamwork, medical errors and adverse events, and clinician injury in the pre-hospital EMS setting. He has led multi-disciplinary teams in evidence reviews and experimental studies testing novel interventions to improve safety. His research is informed by immersion in the EMS setting as a paramedic clinician.

There are nearly 20,000 EMS agencies in the United States and over 1 million paramedics, emergency medical technicians (EMTs), and other EMS responders. They are a unique type of shift worker who face unique threats to health, safety, and sleep, such as responding to emergencies around the clock working outside the hospital on the roadside and in people’s homes Making medical decisions under significant time pressure and deliver emergency care in a matter of minutes in order to stabilise the acutely ill or injured. The 2018 Evidence Based Guideline for Fatigue Risk Management in EMS was the largest ever review of the evidence germane to sleep and fatigue of shift workers.

In this this seminar Dr. Patterson will present on the five recommendations that comprise the guideline and how application of these recommendations may differ across the United States how shift work impacts EMS worker health, specifically cardiovascular health how EMS agencies may be addressing fatigue mitigation during extraordinary events such as large-scale disasters or emergencies to learn more about past seminars, please visit our website: https://www.cdc.gov/niosh/topics/workschedules/webinars.html

If you have questions regarding this event, please contact Imelda Wong: iwong@cdc.gov

Webinar APERGO

By Sem categoria

Inovação tecnológica em tempos de COVID-19

Oportunidades e desafios

Quarta-feira, 13 de Maio | 16:30

A APERGO tem recebido diversos pedidos de esclarecimento e informação relativamente à nova problemática do trabalho remoto, em particular, a sua realização a partir de casa. No sentido de dar uma resposta mais ampla e completa, iniciamos um conjunto de sessões online que visam explorar de forma participativa os novos potenciais e desafios da nova realidade de trabalho que todos enfrentamos, muito para além daquilo que serão ajustamentos e adaptações de curto prazo. A primeira proposta no âmbito desta iniciativa trás a perspectiva da Ana Ferreira, relativamente à forma como a nossa forma de lidar com as tecnologias de comunicação se transformaram.

Ana Ferreira

Actualmente trabalha como Consultora de Factores Humanos e User Experience na empresa de Deep Blue s.r.l (Itália). Obteve em 2017 o doutoramento em Telemática e Sociedade de Informação da Universidades de Florença. O percurso e experiência profissional iniciou-se na área da investigação em Factores Humanos nos transportes. Desde 2013 que desenvolve actividades de investigação e consultoria em projectos no contexto da aviação, controlo e gestão de tráfego aéreo e recentemente Indústria 4.0. Os temas de interesse incluem User Experience, Interacção Homem-Máquina, automação e avaliação da performance humana.

Programa

Digitalização e remotização

  • Devolver a sensação de presença física
  • Interacção Multimodal
  • Realidade Virtual / Realidade aumentada
  • Oportunidades e desafios 

 Monitorização de estados

  • Monitorização de estados humanos
  • Cooperação homem-máquina
  • Oportunidades e desafios   

 Inteligência artificial

  • Oportunidades e desafios

Inscrições

A inscrição é obrigatória e limitada a 40 participantes.
Inscrições estão abertas aqui.


Próximas edições

Envie-nos por mail questões adicionais ou sugestões para próximas edições no âmbito desta iniciativa.

Oportunidade de trabalho internacional

By Notícias, Sem categoria

Job position open

Human Factors and User experience expert

For our team in Rome, we are looking for candidates with expertise on Physical hashtag#ergonomics, Human-Computer Interaction (hashtag#HCI) and hashtag#Usability, and at least 2 years of work experience in User Experience (hashtag#UX) projects, possibly in industrial domains like manufacturing. Master degree in relevant disciplines required. The candidate will join our ergonomics team, working for prominent manufacturing companies. Proficient written and oral English is an essential prerequisite. A desirable attribute is the mastering of methodologies and software tools for ergonomics analysis (e.g. methodologies: EAWS, REBA, RULA; software: SIEMENSJack, PTC Creo); of machinery safety regulations; and related ISO standards. We are an SME based in Rome with a deep involvement in Consultancies and R&D EU programmes funded by the European Commission (e.g. Horizon 2020). Find more information about us on our website: www.dblue.it Applications (CV and presentation letter) can be sent to jobs@dblue.it (subject: JobOffer). hashtag#humanfactors hashtag#userexperience

Boas práticas de ergonomia: trabalhar em casa

By Sem categoriaNo Comments

A APERGO foi recentemente convidada a contribuir para um artigo publicado na SAPO Tek, relativamente às condições de conforto e de saúde que podemos ou devemos assegurar, perante a actual necessidade de cada um de nós transferir o mais possível, a sua actividade profissional para o contexto de “tele-trabalho”. O artigo está disponível aqui.

No seguimento deste artigo e motivado por vários pedidos que nos têm chegado, convidamos os profissionais e docentes em ergonomia a colaborar com a APERGO na partilha de conteúdos e experiência neste domínio. Envie as suas sugestões por email .

Curso “Erro humano no desempenho profissional”

By Notícias

Inscrições Abertas e Novas datas de funcionamento

Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, a Secção Autónoma de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana vem informar que foi reagendado para os meses de Maio e Junho o Curso “ Erro Humano no Desempenho Profissional” pelo que continuam abertas as inscrições.

Caso esteja interessado poderá consultar as novas datas e efetuar a sua inscrição em:  http://formesp.fmh.ulisboa.pt/erro-humano-no-desempenho-profissional/.

Este curso tem como objetivos principais a identificação,  classificação, analise e gestão do erro humano no desempenho profissional. Privilegia-se um modelo de formação dinâmico, com estudos de caso centrados em acontecimentos reais. O curso está organizado em dois módulos complementares e permite a creditação na unidade curricular de Fiabilidade Humana do Mestrado em Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana.

O Curso é ministrado pela Profª Drª Catarina Silva.

Vaga para Ergonomista

By Notícias

Grupo SONAE

Para receber esta e outras informações, subscreva a nossa lista de contactos na página inicial do site

O grupo Sonae MC dispõe
de algumas vagas para a função de Ergonomista.
O core da função passará por trabalhar diretamente com os entrepostos
logísticos e, idealmente, procuram colaboradores baseados no Porto e/ou Lisboa.
Responsabilidades da função: 

  • Participar na concepção, do ponto de vista ergonómico e de segurança, de locais de trabalho, máquinas e equipamentos;
  • Garantir a análise de riscos de postos de trabalho; 
  • Identificar e acompanhar indicadores de saúde e segurança, tomando medidas preventivas; 
  • Gerir situações de Restrição Médica, conjuntamente com a Saúde Ocupacional – Medicina do Trabalho, identificando áreas de actuação prioritárias; 
  • Definir e implementar medidas de prevenção que tenham como base critérios ergonómicos; 
  • Assegurar suporte à área de Saúde e Segurança. 

Requisitos da função: 

  • Licenciatura em Ergonomia; 
  • Experiência profissional de 1 a 3 anos em funções similares; 
  • Conhecimento e experiência, em projetos específicos, na aplicação de metodologias de avaliação ergonómica; 
  • Conhecimentos sobre o quadro legislativo nacional, em matéria de Saúde e Segurança no Trabalho; 
  • Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal; 
  • Capacidade de trabalhar em equipa; 
  • Flexibilidade para realizar deslocações pelo país.

Quem tiver interesse
na oportunidade, deve enviar o seu CV para o seguinte e-mail (asfreixo@sonae.pt) ao cuidado de Ana Rita
Freixo (da Direção de Recursos Humanos).

Boletim APERGO #1

By Notícias

Chegou o Boletim Informativo APERGO

No seguimento da renovação do seu website,  a APERGO lançou a primeira edição do seu novo Boletim Informativo. Este novo recurso pretende complementar os conteúdos do website com uma informação de maior proximidade e actualidade.

Consulte aqui esta edição #1

Subscreva a nossa lista de contacto (no final da homepage) e partilhe a sua opinião e informação para futuras edições através do endereço info@apergo.pt.

Seminário “Factores humanos e condução autónoma”

By Sem categoria

No âmbito das celebrações do “Mês Europeu da Ergonomia” (Outubro), a APERGO, em colaboração com a Secção Autónoma de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana, irá realizar no dia 29 de Novembro (15:30 – 18:30) um seminário dedicado ao tema da “condução autónoma“. O seminário conta com a participação de vários ergonomistas e investigadores e com a parceria da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e do Centro Tecnológico de Automoción de Galicia (CTAG).

O programa encontra-se disponível aqui

As inscrições são obrigatórias através deste formulário

IV Congresso SST Sintra 2019

By Sem categoria

Congresso SST Sintra 2019 – “Custo/ benefício em Segurança e Saúde no Trabalho”

04 a 07 de Novembro de 2019

A APERGO é parceira na organização do Congresso SST Sintra 2019 – Custo Benefício em Segurança e Saúde no Trabalho. A edição deste ano irá decorrer nos dias 4 a 7 de Novembro no Centro Olga Cadaval em Sintra.

O programa pode ser consultado aqui

Inscrições através dos seguintes links:

IV Congresso SST Sintra é organizado por uma rede de parceiros com interesses e relevo na área da SST: Câmara Municipal de Sintra, Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) / Ponto Focal Nacional Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, revista “segurança”, Força Aérea Portuguesa, Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Associação Empresarial do concelho de Sintra (AESintra), Serviços Municipalizados da Água e Saneamento de Sintra (SMAS), Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Associação Portuguesa de Ergonomia (APERGO), Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

 

15º Fórum Nacional da Medicina do Trabalho

By Notícias, Sem categoria

A APERGO associa-se uma vez mais à Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT) na realização do Fórum Nacional de Medicina do Trabalho nos dias 21 e 22 de Novembro, na Culturgest em Lisboa. A esta 15ª edição do Fórum, seguir-se-á no dia 23 de Novembro o 2º Fórum Internacional.

Inscrições (a preço normal) até 13 de Novembro

Mais informações em: https://eventosbyt.eventges.pt/site/15forumspmt?menuId=337

SHO 2020

By Notícias

A APERGO é mais uma vez parceira institucional na organização do “International Symposium on Occupational Safety and Hygiene

Ler Mais